Tendências do Marketing Digital para 2020

A verdade é que a maior parte destas tendências envolve processos de alta tecnologia que prometem facilitar a vida dos especialistas em marketing e aumentar as receitas das empresas.

A Inteligência Artificial já era uma tendência em 2019, mas este ano é considerada a principal, uma vez que se relaciona com várias tendências que vamos mencionar aqui. Esta pode ser utilizada para as mais diversas tarefas como o atendimento ao cliente 24/7, reduzindo custos e aumentando a sua competitividade face à concorrência.

Marketing de Conteúdos é uma das melhores e mais poderosas armas para atribuir credibilidade a uma marca. Mais importante do que ter anúncios (que são cada vez menos vistos – devido aos bloqueadores) é ter conteúdos orgânicos, feitos de pessoas para pessoas.

Estima-se que até ao final de 2020, 50% de todas as pesquisas serão pesquisas por voz, sendo assim o seu conteúdo deverá estar otimizado de acordo com a forma de falar e pensar das pessoas.

Vídeos: os conteúdos em vídeo já não são novidade nesta lista, este continua a ser um grande pilar do marketing digital e assim continuará durante os próximos dez anos.

Marketing personalizado: mais importante do que compreender as necessidade e interesses dos utilizadores é adaptar o seu conteúdo para responder ao que eles procuram.

Conteúdo interativo: esta é uma das tendências que mais tem crescido ao longo dos últimos tempos, e tem como objetivo criar interação e proporcionar ao utilizador uma experiência imersiva. Sondagens e quizzes são exemplos de conteúdos interativos que exigem a participação do utilizador.

Se quer melhorar a sua estratégia de marketing não se pode esquecer dos chatbots: permitem ter um atendimento 24/7 e responder a perguntas simples e de forma rápida.

Por último, voltamos a mencionar o omnichannel marketing: que agrega todas as plataformas de venda disponíveis (on e offline) para proporcionar ao cliente uma experiência de compra de qualidade.