S4Y - Portugal Digital Summit 2019

O grande fórum do digital português contou com mais de 150 oradores distribuídos por vários painéis que ao longo de dois dias discutiram sobre cerca de 40 temas ligados ao digital.

O Portugal Digital Summit é um evento que está inserido na Portugal Digital Week, um projeto pensado e organizado pela ACEPI. O facto de ser gratuito e ter uma agenda com muito potencial e com oradores dos mais variados setores faz com que este se distinga dos demais. Além disso a existência de muitos momentos de networking com reuniões presenciais nas zonas de lounge e de espaços de interação com os expositores elevam o evento a um patamar superior.

Segundo Alexandre Nilo da Fonseca, presidente da ACEPI, “o evento foi um grande sucesso porque teve mais de 150 oradores de grande qualidade que posicionam o evento como uma referência na área digital em Portugal”.

Em relação às edições anteriores, o evento registou um aumento significativo de participantes, de oradores e palcos. Uma das novidades foi a criação de uma app com a programação dos vários palcos, que permitia que os participantes interagissem entre eles e também com os oradores, como numa rede social.

As conferências:
Das várias conferências ao longo dos dois dias, destacamos a mensagem deixada pelo CEO da Ecommerce Europe, Wijnand Jongen, que nos garante que estamos a entrar numa era em que a Inteligência Artificial será o epicentro de tudo, mencionando a “velocidade estonteante” com que a tecnologia tem evoluído. “Basta pensar que ainda há 20 anos Steve Jobs nos estava a ensinar a usar o Wi-Fi.”

Wijnand Jongen acredita que a Inteligência Artificial será responsável por geral valor adicional entre 3,5 a 5,8 biliões de dólares, abrangendo cerca de 19 sectores, sendo que o retalho irá estar no topo. “O retalho e e-Commerce estão a mudar profundamente e os modelos de negócios que nos apresentam não são suficientes para a nova geração de consumidores”. Com o papel das lojas a evoluir, as pessoas esperam que as compras sejam uma experiência, e por isso é fundamental “acrescentar valor às prateleiras”. “Retalhistas e marcas que queiram interagir com o consumidor no futuro: penso que estamos a meio de uma mudança massiva da experiência de compra, por isso temos de apostar em mais modelos e a interação tem se tornar muito mais pessoal. Assim é que se ganha a lealdade dos consumidores.”

A exposição:
Este foi o primeiro ano em que a Ship4you marcou presença com um expositor no Portugal Digital Summit e o balanço não podia ser mais positivo.
Aquando da inscrição escolhemos um lugar que nos garantiu algum destaque: mesmo ao lado da entrada para o palco Instustries Going Digital e foram vários os participantes que nos abordaram de forma a conhecer os nossos serviços.

Para Cristina Coelho, CEO da Ship4you este “é um evento que certamente iremos repetir, seja como participante ou expositor. Participar como expositor permitiu-nos, não só, dar a conhecer a Ship4you e as nossas áreas de atividade, como também, de certa forma alertar para a importância da logística integrada no processo da venda à distância, nomeadamente no e-commerce. Por outro lado, o networking com os participantes e a partilha de experiências com os outros expositores é de tal forma enriquecedora que nos permite evoluir e repensar certos processos internos através da descoberta de novas parcerias e novas soluções para oferecer aos nossos clientes.”
Venha o Portugal Digital Summit 2020, com certeza que iremos marcar presença.