Porque é que o consumidor omnicanal consome mais que o consumidor offline?

Será este o fim das lojas físicas tais como as conhecemos?

Estamos numa fase em que ou o setor do retalho se adapta às demandas do consumidor ou então fica para trás. Vamos analisar as novidades que estão a ser integradas nos canais digitais do retalho que estão a mudar a forma como o consumidor se comporta.

Melhor experiência de compra em loja: cada vez mais as lojas físicas procuram formas de serem mais tecnológicas e integrarem os seus canais digitais para criar experiências mais interativas para o consumidor. Provadores virtuais, montras interativas, recomendações de produtos tendo em conta os gostos do consumidor, informações especificas sobre assuntos que estejam relacionados com o conceito da marca, são apenas alguns exemplos.

Melhor experiência geral de compra: uma estratégia multicanal ideal é aquela que atende às necessidades do utilizador através de qualquer canal. Para isso, já existem estabelecimentos que facilitam a localização do produto procurado, e até sugerem a loja mais próxima do cliente. Além disso, já há lojas que permitem que uma encomenda seja feita através do telemóvel e levantada na loja física ou num ponto de entrega próprio.

Oferta de incentivos económicos: A maior atração para os utilizadores digitais multicanal é a obtenção de benefícios económicos, e é por isso que as marcas tem vindo a desenvolver novas formas de promoção através de diferentes canais. Apps de gestão de cupões, promoções por subscrição de newsletter, SMS em troca de descontos, são algumas das ações.