Descanso é uma palavra que não deve fazer parte do vocabulário do seu negócio. Nesta época os erros mais inofensivos transformam-se em verdadeiros pesadelos e até as melhores estratégias perdem a sua eficácia.

Este momento exige mais cuidado e atenção, mas não se preocupe, eliminando alguns erros, a faturação da sua loja está garantida.

Deixar-se levar pela maré: todo o comércio sofre um abrandamento nesta época do ano. As atenções estão voltadas para a praia e o descanso. No entanto não podemos ficar sentados à espera que os clientes deem o ar da sua graça no nosso site. A solução está em criar ações de atração, como por exemplo promoções, ofertas especiais para as datas que se aproximam e liquidações de stock.

Dar uma pausa no marketing: durante as férias (e não só), dar uma pausa no marketing é igual a dar um tiro no pé. O marketing não tira férias. A audiência está de férias e por isso mais atenta e com maior disponibilidade para ver o que está a acontecer no online. É a altura ideal para reforçar as ações de marketing digital com publicações de conteúdos interessantes que cativem a atenção da audiência.

Perder oportunidades de conversão: se o intuito é manter as vendas a todo o vapor há que reduzir as etapas entre a atração e a conversão, quantos menos dados ou páginas houver entre uma oferta de valor e a conclusão da compra mais probabilidade há de o consumidor levar a compra até ao fim.
Não exija que o consumidor crie um perfil de cliente antes da sua compra. Aproveite mais tarde para solicitar ao cliente que complete o seu perfil em troca de um bónus, como por exemplo um desconto na próxima compra

Descuidar o atendimento: este período de menor atividade é também o mais escolhido pelas equipas para tirar as suas férias, mas é preciso ter um certo cuidado para não interromper o seu atendimento por completo ou deixá-lo demasiado lento. Nesta época é importante priorizar trocas de produtos, reclamações, atrasos e outros problemas que, se não forem solucionados com rapidez possam comprometer gravemente a imagem da sua loja.

Recuar nas promoções: com a queda nas vendas, uma das formas encontradas para manter a faturação é abolir as promoções e os descontos. Por um lado, é possível garantir um lucro máximo em cada venda, por outro perde-se a oportunidade de atrair novos consumidores.
É importante aproveitar este momento para colocar em promoção aqueles artigos que não tiveram muita saída nos últimos meses. Essas promoções são essenciais para captar o interesse do consumidor.

Estes são os erros mais graves e que deve evitar durante esta época. Se está com dificuldades ou precisa de alguém para gerir o seu negócio online, entre em contacto connosco aqui.