Por vezes é difícil desligar-se da rotina do trabalho e deixar de estar atento aquilo que se está a passar a nossa ausência. É mais forte do que nós! Queremos que tudo corra bem na nossa ausência e que o nosso regresso seja também tranquilo.

Sugerimos então alguns passos a seguir para conseguir aproveitar e descansar. ▼

▹ Antes de mais, organize a sua agenda de trabalho e não deixe tarefas pendentes. O ideal é deixar tudo pronto para a sua ausência, mas caso não seja possível, informe atempadamente os seus colegas que irão ficar responsáveis pela conclusão do trabalho.

Delegue tarefas: caso seja necessário alguém assumir a sua posição na empresa passe todas as informações, contactos e dicas que possam ser úteis, pode até elaborar um manual com todas as instruções, de forma a evitar que o seu telefone toque durante as férias.

Prepare o seu regresso: elabore uma lista de tarefas e prioridades para o seu regresso antes mesmo de começar a fazer as malas. Voltar à rotina é sempre um desafio e com esta estratégia poderá ver a sua vida mais facilitada.

Crie uma resposta automática por e-mail com a informação de contacto alternativo, para que sempre que receba um e-mail de trabalho a pessoa que está a tentar contactá-lo saiba que está ausente e a quem deve recorrer.

▹ Durante as suas férias, afaste-se do telemóvel, desligue as notificações do e-mail e aproveite para relaxar. Caso tenha um cargo superior onde seja necessário tomar decisões importantes, reserve um intervalo de tempo do seu dia para resolver essas questões.

▹ Aproveite estes dias para se desligar do calendário e do relógio. Não conte os dias de férias que já passaram e aproveite para não seguir horários. Não se prenda ao tempo.

▹ Por fim, relaxe, o conselho mais cliché, mas também o mais difícil de seguir. Mesmo quando temos tudo programado, os imprevistos acontecem. Tudo depende da forma como lidamos com eles. Não se deixe levar pelo stress e aproveite as suas tão merecidas férias.

A Ship4you deseja-lhe umas excelentes férias. Na próxima edição contamos-lhe os nosso segredos para facilitar o seu regresso ao trabalho.