É difícil encontrar uma tradução. É difícil explicar o conceito. Mas nós tentamos.

Quando consultamos um dicionário, fulfillment é traduzido para “realização, cumprimento, satisfação, desempenho, execução”, mas quando usada em termos empresariais, não é simples encontrar uma palavra que traduza este processo. Não lhe podemos chamar logística, uma vez que esta está associada ao transporte de mercadorias… então o que é o fulfillment?

Quando usado como termo no e-commerce ou na venda à distância, fulfillment é o nome usado quando um pedido é concluído. O processo de fulfillment começa quando é feita uma encomenda e, de seguida, a sua execução; o processo de execução é o que garante que a encomenda esteja pronta para ser entregue ao cliente. Fazer uma encomenda chegar ao cliente é muito mais do que “empacotar e deixar no correio”.

A maior parte das empresas e-commerce e de venda à distância opta por recorrer a empresas especializadas para tratar do seu fulfillment. Estas empresas tratam de todas as seguintes tarefas:

▹ Registo e tratamento de dados;

▹ Armazenagem do produto ou dos seus componentes;

▹ Produzir ou montar o produto;

▹ Embalar o pedido num envelope ou caixa;

▹ Rotular o pedido para envio;

▹ Enviá-lo através de uma transportadora;

▹ Notificar o cliente via e-mail de que o seu pedido está a caminho;

▹ Processamento dos pagamentos;

▹ Apoio ao cliente.

Uma empresa de fulfillment pode oferecer a possibilidade de expandir o seu negócio: por exemplo, se quiser lançar uma nova linha de produtos não tem de estar preocupado com a sua distribuição uma vez que tem uma empresa a tratar disso por si, basta concentrar-se no seu novo objetivo.

Além do mais, este tipo de empresas facilita todo o processo de envio e devolução de artigos. Por trabalhar com vários negócios diferentes e em grandes volumes, conseguem negociar taxas mais baixas e fixas, o que permite que alguns comerciantes consigam oferecer os portes grátis aos seus clientes.

Então o que é o fulfillment? É o nome que se dá ao processo que está por de trás de uma compra online/à distância: desde o momento em que o cliente faz a sua encomenda até que a recebe em sua casa.