O marketing percorreu um longo caminho desde que os profissionais de marketing escolhiam programas de TV para se conectar com os consumidores.

Hoje em dia os consumidores oscilam livremente entre canais e dispositivos, seguem o seu conteúdo favorito nos seus smartphones, tablets, televisões, etc., muitas vezes nos vários ecrãs ao mesmo tempo.
A chave para acompanhar estes consumidores pouco fiéis a um canal é o marketing omnichannel.

As marcas ainda têm um longo caminho a percorrer quando se trata de oferecer a experiência consistente e personalizada que os consumidores tanto querem hoje em dia. Apenas 29% dos consumidores recebem uma experiência consistente num canal.
As inconsistências são tantas e tão graves que se tornam em pontos fracos: 65% dos consumidores estão frustrados com a informação e experiência inconsistentes através dos canais.
Os consumidores querem mensagens e uma comunicação consistente das suas marcas favoritas no seu canal favorito.

Cada consumidor tem uma preferência única no que diz respeito ao canal e ao dispositivo que mais utiliza.
Um bom ponto de partida é construir uma forte base de dados de clientes omnichannel, através de plataformas que captam dados de uma ampla variedade de canais e dispositivos e os transformam em perfis de clientes. Dessa forma sempre que o consumidor entra em contacto com o serviço a clientes ele é facilmente identificado e a equipa consegue ter acesso a uma ficha com todos os detalhes do cliente (dados pessoais e compras por exemplo).

Com uma base de dados bem organizada, é altura de ligar os pontos. Use as capacidades omnichannel das suas plataformas de marketing para chegar a cada consumidor através do seu canal e dispositivo favorito e à hora do dia que ele prefere.
Recorrer a ferramentas de Inteligência Artificial (IA) pode ajudar os profissionais do marketing a navegar por todo o processo do cliente, influenciando a otimização do tempo de envio para escolher o momento e canal perfeitos para abordar o cliente.
As ferramentas de segmentação com tecnologia IA podem encontrar automaticamente o público-alvo com maior capacidade de resposta para uma campanha específica, de forma a criar recomendações e ofertas de produtos relevantes para cada cliente. Ao somar estes recursos a mecanismos automáticos e a conteúdos dinâmicos conseguimos oferecer experiências consistentes em todos os canais.

Seja online ou offline os consumidores atuais exigem experiências consistentes das marcas que eles adoram. O facto de apenas 29% dos consumidores estarem a receber essa experiência é uma grande motivação para os profissionais do marketing digital.

Aqueles que conseguirem impressionar com personalização e relevância através de vários canais hoje, serão os primeiros a ser lembrados pelo consumidor amanhã.