A conferência CTT e-Commerce Moments realizada a 7 de maio no auditório VdA em Lisboa reuniu vários nomes do e-commerce português para debater o futuro do setor.

Cristina Coelho, CEO da Ship4you fez parte do segundo painel desta conferência juntamente com Pedro Bordonhos, Head of e-Commerce do Grupo Lanidor, Nelson Arrifes, Web Content & Marketing Manager, da PCDIGA e João Gaspar da Silva, Head of Operations dos CTT para debater os desafios da logística e entregas no e-commerce.

Já é um dado adquirido: queremos fazer compras online, comodamente sem sair de casa, mas queremos receber o produto o quanto antes em casa. Como lidar com isso?

Cristina Coelho considera essencial que os operadores de logística se ajustem e tenham capacidade de adaptação aos picos de entregas, automatizando os processos de forma a corresponder às expetativas dos clientes.

“Na Ship4you somos conscientes e vivemos pelo lema de que “o cliente é quem manda”, seja o nosso cliente B2B ou o cliente final. Se o cliente B2B quer que uma encomenda seja expedida no dia em que é feita nós vamos corresponder. Para garantirmos esta rapidez temos alguns processos que já estão automatizados. O nosso sistema está programado para durante a noite ir buscar as faturas que o cliente nos manda, para as poder tratar e enviar para a impressora. Quando o pessoal do armazém chega de manhã, todas as faturas e documentos necessários para a expedição estão prontos.” - afirma Cristina Coelho quando questionada à cerca da inserção de tecnologias que ajudam a automatizar processos no que diz respeito à logística.

Em relação ao que considera ser o maior desafio do e-commerce, a CEO da Ship4you revela que, na sua opinião, ainda é difícil passar a mensagem de que o e-commerce é um investimento, as pessoas pensam que o e-commerce é só criar uma loja online, sem custos, e que dessa forma terão lucros; o trabalho de fulfillment por trás de uma loja e-commerce pode ditar o sucesso (ou insucesso) de uma marca e as pessoas tem de ter isso em conta.

Este evento foi organizado pelos CTT Correios de Portugal em parceria com a TSF e o DinheiroVivo a quem agradecemos o convite de participação.