5 Tendências de e-commerce em 2019.

Diz o E-goi que o tempo do “fechar vendas” tem os dias contados. Hoje em dia o cliente não quer só comprar, quer ter uma experiência de compra.

É do senso comum que a internet veio mudar a forma como consumimos produtos e serviços. A cada ano que passa cada vez mais pessoas têm acesso à web e a tendência é que as vendas online aumentem ainda mais.

Os números do E-commerce em Portugal estão a crescer significativamente, e o digital tem cada vez mais influência nas decisões de compra nas lojas físicas. Para se manter interessante é preciso marcar a diferença e oferecer ao utilizador a melhor experiência possível.

O E-goi sugere 5 tendências de E-commerce que vão impulsionar as vendas e reinventar a forma como o consumidor interage com a marca e que nós queremos partilhar consigo.

1. Realidade aumentada: com os smartphones cada vez mais sofisticados é possível utilizar os ecrãs para fazer simulações. Estas simulações são usadas para saber se um determinado produto fica bem na nossa cozinha, se um móvel cabe naquele espaço na sala lá de casa, etc.

2. Mundo digital influencia o mundo físico: tecnologias ROPO “Research Online Purchase Offline Ratio” (taxa de pesquisa online e compra offline) estão cada vez mais acessíveis às pessoas e ao retalho. Estas ferramentas permitem medir de forma mais precisa a forma como os seus anúncios, campanhas de sms e e-mail marketing e visitas às lojas virtuais influenciam uma decisão de compra nas lojas físicas.

3. Inteligência artificial: a sua inserção no universo do e-commerce têm como objetivo principal oferecer mais eficiência e rapidez no atendimento ao consumidor, onde dúvidas e resolução de problemas serão solucionados por máquinas, reduzindo o tempo de espera. Estas tecnologias vêm mudar o desenrolar de processos relacionados com o atendimento, aquisição de clientes e logística.

4. Chatbots: estes são o grande destaque da Inteligência Artificial, uma vez que simulam o atendimento de um humano. Entre as suas principais vantagens, estão o atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana em qualquer canal (Facebook Messenger, Whatsapp, Telegram, Skype, no site da loja, SMS, entre tantas outras), independentemente de onde o cliente estiver, é possível a empresa marcar a sua presença.

5. Comando de voz: as pesquisas feitas por voz estão cada vez mais presentes no dia a dia do consumidor. Para o e-commerce este é o grande desafio: disponibilizar dados e informações detalhadas dos produtos baseadas nas pesquisas por voz. A popularização de assistentes virtuais como a Siri da Apple e o Alexa da Amazon, é também um grande desafio uma vez que resultam em apenas uma resposta, ao contrário de vários resultados.

Estas tendências trazem vários desafios para o mercado e talvez o maior deles seja o facto de ter que se estar sempre a par nas novas tecnologias. É fundamental que as lojas virtuais se integrem neste universo, que ditará cada vez mais as regras e os comportamentos dos consumidores on e offline.

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