9 dicas para unificar a experiência de compra por todos os canais.

Descubra como potenciar o seu negócio unindo e-commerce e loja física.

Com o acentuado crescimento do comércio online o conceito “Omnichannel” é cada vez mais relevante e importante numa estratégia de marketing. Os consumidores estão mais informados, exigentes e tecnológicos. Mas apesar de todas as oportunidades que as tecnologias trouxeram para os nossos dias, entre elas o e-commerce, o BigCommerce Study 2017 revelou que os consumidores ainda dão valor à experiência de fazer compras num espaço físico, apontando vários pontos que acabam por criar barreiras à escolha do e-commerce. Entre os pontos mais apontados estão a cobrança de taxas de envio, o facto de não poder experimentar os produtos, as dificuldades nos processos de devolução, os tempos de entrega, entre outros.

Mas como podem as marcas superar estas barreiras e unir os consumidores das suas lojas físicas ao lado mais digital proporcionado pelo e-commerce, mantendo uma estratégia de marketing uniforme?

Deixamos-lhe 9 dicas para uniformizar a experiência de compra dos seus clientes:

1. Compra on-line e recolha na loja: sendo as taxas de envio um dos pontos negativos mais destacados no e-commerce, uma solução que as marcas podem adotar é a permissão de comprar os produtos online e recolher os mesmos numa loja física.

2. Informação de stock: muitos consumidores não gostam de pagar adiantado e, mesmo com a possibilidade de reservar e pagar apenas no momento de recolha em loja, existem ainda consumidores indecisos que não gostam de criar este tipo de compromissos. Solução: ter uma base de dados de produtos sempre atualizada (stock) que permita aos consumidores procurarem um determinado produto, numa determinada loja e poderem, de acordo com a disponibilidade do produto e stock existente, tomar uma decisão com mais tempo. Um bom exemplo deste método são as lojas IKEA.

3. Comprar em loja, mas sair de mão livres: esta é uma nova abordagem que surge para tentar combater uma tendência que as tecnologias criaram nos consumidores - experimentar um produto numa loja física apenas para mais tarde o comprar num site e-commerce de um concorrente. Para combater este comportamento, algumas lojas começaram a oferecer este tipo de serviços de entrega “após compra em loja” sem custos adicionais para os clientes. É uma abordagem diferente, mas que proporciona conforto aos consumidores para combater o impulso de comprar online num concorrente com valores mais baixos.

4. Enviar promoções por SMS aplicáveis apenas em loja: segundo o estudo Statista 2018, as pessoas passam mais de 4 horas por dia nos seus telemóveis. Logo, utilizar uma estratégia de marketing com recurso a SMS parece ser um passo lógico, sendo este um dado cada vez mais relevante a possuir nas bases de contactos.

5. Otimizar o SEO para pesquisas “perto de mim”: os consumidores querem resultados rápidos e soluções que estejam ao seu alcance procurando lojas geograficamente perto, utilizando os motores de busca dos seus telefones e a sua geolocalização.

6. Possibilidade de troca e devolução em loja: uma das condicionantes mais sentidas pelos consumidores em compras e-commerce vs compras em lojas físicas, é a diferença da experiência de compra, nomeadamente a falta de ver, tocar, sentir e experimentar os produtos. Este tipo de limitações não tem propriamente uma solução, mas pode ser minimizada dando a possibilidade aos consumidores de trocar os produtos ou devolvê-los em loja, ampliando desta forma a sua experiência de compra.

7. Organize eventos e workshops na sua loja: possuir uma loja física é uma mais valia que deve ser utilizada de forma produtiva. Atrair os consumidores à sua loja é uma forma de os confrontar com os seus produtos e os seduzir com estratégias de comunicação e marketing. Eventos privados para clientes exclusivos online, workshop com participações limitadas entre outras ativações que cativem os consumidores e tirem proveito do espaço físico que possuir uma loja proporciona.

8. Otimizar os anúncios: uma mais-valia no avanço das tecnologias é a vantagem de ter informações disponíveis em todo o lado e a qualquer hora. Mas esta vantagem pode também ser uma limitação se a sua loja não estiver bem representada online, com site ou anúncios bem otimizados.

9. Criar experiências únicas em loja: tornar a experiência de compra em loja o mais agradável e apelativa possível, fazendo com que os consumidores queiram e gostem de ir à sua loja, mesmo que possua também a solução de e-commerce.

Tanto uma experiência online como uma experiência offline têm os seus limites e condicionantes. No entanto, se tentarmos analisar os pontos fortes e fracos de cada uma, conseguiremos arranjar sempre soluções que ajudam as marcas a contornar estes limites e a unificar a experiência dos seus clientes. Atraindo os clientes online para as lojas físicas e levando alguns clientes de lojas aos seus canais digitais.

O importante é ajudar os seus clientes a terem uma experiência única que os faça querer voltar à sua loja e os torne clientes cada vez mais fieis.