Descubra estas 9 dicas para garantir a sua segurança online.

Quer garantir a sua segurança online?

O Centro de Internet Segura fez uma compilação das melhores práticas no Dia da Internet e nós vamos partilhá-las consigo para começar desde já a aplicá-las:

1. Certifique-se que todos os softwares estão atualizados, que o dispositivo está protegido contra malware e que dispõe de uma firewall.

2. Se estiver a pensar instalar um software gratuito/pirateado, pense duas vezes. Estas versões não autorizadas podem conter código malicioso e, por exemplo, introduzir publicidade não solicitada, reduzir a velocidade do dispositivo ou recolher informações pessoais como os seus dados e passwords.

3. Reveja todas as extensões que tem instaladas no navegador que está a utilizar. Se não as reconhecer, apague-as, pois elas estão a fazer recolha de dados relativos à sua navegação. Além disso, deve também garantir que tem extensões para boquear pop-ups e publicidades (um Adblock).

4. Se está numa rede social, pense bem no que vai publicar. É relevante? A informação é verdadeira? Numa era onde as Fake News são uma constante e que as informações são facilmente descontextualizadas, tenha a certeza que vai publicar algo que faça sentido.

5. Se vai fazer uma compra online ou registar numa página os seus dados pessoais, tenha a certeza que o site que está a visitar é fidedigno. Veja se tem um https antes do endereço (link) da página e, quanto aos pagamentos, prefira aqueles que são feitos por Paypal ou MB Net.

6. Se está a partilhar uma fotografia sua com alguém, perde o controlo sobre ela, por isso, garanta que confia nessa pessoa. Se fez o back-up de fotografias através de uma cloud, lembre-se também que elas deixam de estar só no seu telemóvel e que, mesmo que as elimine do seu telemóvel, elas vão continuar disponíveis na internet.

7. Se tem filhos, pense qual a ligação que quer que eles tenham com a internet. A utilização da tecnologia por parte dos mais novos é, cada vez mais, um dado adquirido. Fale com eles dos perigos que a internet pode ter e acompanhe sempre de perto a sua utilização. Assim a probabilidade de algo correr mal é menor.

8. Se encontrar na internet conteúdos ilegais, tais como Materiais de Abuso Sexual de Menores, Apologia à Violência ou ao Racismo, denuncie o mais rápido possível de forma a contribuir para a redução do seu impacto negativo na sociedade. Para isso, basta copiar o link do conteúdo para o formulário disponível na página da Linha Alerta: linhaalerta.Internetsegura.pt.