Ainda vai de férias? Saiba as 7 coisas que deve fazer antes de seguir viagem.

Casa roubada, trancas à porta. Este é um provérbio bem antigo mas que ainda hoje se aplica com muita frequência. Temos o hábito de ir de férias e achar que basta trancar a porta e tudo vai correr bem.

Mas, hoje em dia, não é bem assim. Vamos dar-lhe algumas dicas que deverá seguir quando for de férias para que não seja a próxima vítima. Se já foi de férias mas nunca vai totalmente descansado, guarde este artigo pois poderá ser-lhe útil da próxima vez.

Eis as 7 dicas que temos para si antes de ir de férias:

1. Feche bem a casa

Sim, esta é fácil, mas certifique-se MESMO que todas as portas e janelas ficaram bem fechadas. Se for necessário, volte atrás para confirmar.


2. Peça ajuda aos vizinhos

Se tem uma boa relação com algum dos seus vizinhos, deixe-lhe uma cópia da chave. Peça-lhe que vá retirando o correio para que não se acumule pois poderá indiciar ausência prolongada. Solicite-lhe também que vá abrindo e fechando estores ou portadas para haver algum movimento em casa e transmitir a sensação de que continua habitada na sua ausência.


3. Não divulgue que vai de férias para fora

Claro que não estamos a dizer para esconder essa informação aos seus familiares ou amigos mais próximos. Mas evite dizê-lo em locais públicos ou a estranhos quer se trate de uma ausência por 2 ou 10 dias.


4. Avise as autoridades

Pode parecer-lhe estranha esta dica mas a verdade é que entre 15 de junho e 15 de setembro, a PSP e a GNR asseguram-lhe uma vigilância mais frequente à sua casa se avisar que vai estar ausente para férias. Adira, gratuitamente, aos programas “Operação Férias” e “Chave Direta”, até 48h antes de partir. Pode inscrever-se presencialmente numa esquadra da PSP ou num posto da GNR ou então pela internet, através do site "Verão Seguro" do Ministério da Administração Interna.


5. Evite publicar tudo nas redes sociais

Quando vamos de férias, temos tendência a querer partilhar tudo nas redes sociais. No entanto, nem todas as pessoas que temos como “amigos” no Facebook, por exemplo, são mesmo nossos amigos. Se tiver as suas publicações visíveis para toda a gente então, torna-se muito arriscado.
Antes de assaltar uma casa, o ladrão costuma analisar o alvo antecipadamente, saber quem são as pessoas que lá moram, quais os seus hábitos e quando a casa está livre habitualmente. É possível também que conheça suficientemente os donos da casa para saber quais são os seus perfis de Facebook, Instagram, etc.
Se tiver os seus perfis públicos e começar a publicar fotografias na praia, ou na piscina, a passear num local distante, durante dias consecutivos, o ladrão vai, obviamente, aproveitar essa altura para avançar com o assalto.


6. Compre uma boa fechadura para a sua porta de entrada

A fechadura da sua casa tem um ar frágil? Sabia que comprar uma resistente e eficaz poderá ficar-lhe por menos de 80€? Muitas pessoas optam pelas fechaduras de segurança de sobrepor duas trancas para poderem manter a porta original e, consecutivamente, a fechadura velha. Este poderá ser um bom investimento para si pois, em caso de roubo, o prejuízo será muito maior!


7. Compre um alarme

Se, mesmo depois de seguir todas estas dicas, ainda não se sentir seguro para ir de férias, pode optar por comprar um alarme. Há imensas ofertas nesse sentido, por isso, compare preços e modelos e escolha o mais adequado para si.

Boas férias!