Já está disponível o Livro de Reclamações online.

Se tem reclamações a fazer sobre um mau serviço que lhe prestaram, já as pode fazer, online! E se tem uma loja, mais dia menos dia, já poderão reclamar de si também.

Numa primeira fase, o Livro de Reclamações online só está ainda disponível para queixas sobre os serviços públicos essenciais como a eletricidade, o gás natural, água e resíduos, comunicações eletrónicas ou serviços postais. Mas a ideia é prolongar esta ideia a toda a atividade económica.

Esta é uma medida do programa “SIMPLEX + 2016” e une a Direção-Geral do Consumidor e as entidades reguladoras dos vários setores.

Como fazer uma reclamação? “Abra” o Livro de Reclamações aqui e introduza o seu email. Posteriormente, receberá na sua caixa de entrada um link para prosseguir com a sua queixa. Com a criação desta nova plataforma, o envio da reclamação ao regulador passa de 10 para 15 dias úteis e responder ao consumidor continua a não ser obrigatório. Além disso, as multas a aplicar às empresas passarão a ser menos pesadas.

Em 2015, foram apresentadas 305.548 queixas no livro que tem como top 5 entidades como a ASAR, ERS, ANACOM, ERSE e BdP.