Ecommerce Europe preocupada com nova regulamentação nos pagamentos online.

A associação europeia receia que a competitividade dos comerciantes europeus seja posta em causa.

A associação europeia de Ecommerce está preocupada com os obstáculos aos pagamentos online que poderão surgir com a última revisão da regulamentação técnica à legislação de pagamentos feita pela autoridade bancária europeia (European Banking Authority).

Um dos principais receios está no facto de passar ser obrigatório usar sistemas de autenticação forte, o que pode afastar os consumidores pelas dificuldades que irão surgir colocando em causa o negócio de retalhistas na Europa.

A Ecommerce Europe considera que os comerciantes europeus online, mais concretamente as PME e startups, estão em competição direta com concorrentes não europeus que ficarão livres destas obrigações legais quando realizarem vendas a clientes da Europa, passando os estes players mais globais a ter os seus processos de checkout e pagamento bastante mais simplificados face aos primeiros.

A associação europeia pede, por isso, aos legisladores para avaliarem as propostas baseados na diretiva de serviços de pagamento de forma a promover um mercado digital único.