8 filmes inspiradores para ser um empreendedor de sucesso.

No mundo do cinema, desde sempre que uma das personagens preferidas da sétima arte são os empreendedores e homens de sucesso que criaram negócios do zero.

À volta deles são construídas histórias que acabam por gerar filmes de todos os géneros, por vezes até com comédia ou terror à mistura. O site do Click Summit compilou 8 dos melhores e nós fomos resgatá-los para si para que tenha uma motivação extra no regresso ao trabalho depois destes diazinhos de férias de Páscoa.

Vamos começar?

1. Jerry Maguire (1996)

Depois de criar um manifesto que denuncia a hipocrisia no desporto, Jerry Maguire, agente desportivo, é despedido e a sua vida cai em desgraça. Só houve um jogador que ficou com ele. A partir daí, Maguire conseguiu provar que devemos sempre defender e acreditar na nossa visão das coisas, mesmo que todos estejam contra ela. Um filme que demonstra que a competitividade e a ambição conseguem viver lado a lado com a amizade e a solidariedade.


2. Office Space (1999)

Peter Gibbons é o protagonista desta sátira sobre o mundo corporativo. Trabalha num escritório das 9h às 18h, desmotivado e com uma chefia que o deixa com os cabelos em pé! Mas, a certa altura, farta-se do emprego que detesta e une-se aos colegas contra o seu chefe ganancioso. Para saber o que acontece a partir daqui, prepare as pipocas e instale-se no sofá para ver o filme esta noite.


3. Apanha-me se Puderes (2002)

O Click Summit sugere este filme sem qualquer intenção de o convencer a tornar-se um burlão como Frank Abagnale, que se fez passar por piloto aéreo, professor de história, advogado ou doutor. Aqui, torna-se interessante explorar a premissa de que seja qual for a área de negócio em que esteja envolvido, ela exige conhecimento, técnica e persistência. E, noutros casos, a capacidade de improvisar, ser criativo e saber argumentar também o poderão ajudar a alcançar o sucesso.


4. O Aviador (2005)

O facto de se basear numa história verídica torna este exemplo ainda mais interessante. Mais uma vez, Leonardo di Caprio é o protagonista, tal como na sugestão anterior, e interpreta em modo biografia o magnata Howard Hughes, um dos empresários mais megalómanos da história americana e que trabalhou em diversas áreas, da aviação ao cinema. Este retrato revela uma pessoa controversa que mostra o custo da ambição e até onde ela nos pode levar. A atenção ao detalhe, o desejo de estar sempre no topo e a perseverança são alguns dos temas explorados no filme e que, com certeza, são familiares a muitos dos empreendedores que estão a ler este artigo.


5. A Rede Social (2010)

Entre os dormitórios de Harvard e as noitadas e maratonas de trabalho surge um nome que está, diariamente, na boca de milhões e milhões de pessoas: o Facebook. A Rede Social é, não só um retrato dos bastidores e da história da empresa de Mark Zuckerberg, mas também uma pequena amostra de como nasce uma start-up: aqui fala-se da importância do conteúdo para conquistar clientes e da rapidez com que as coisas estão constantemente a mudar no mundo digital.


6. Moneyball (2011)

Mais uma história verídica entre as sugestões do Click Summit. Billy Beane (Brad Pitt) é treinador da equipa de basebol do Oakland Athletics e mostra, em Moneyball, que mesmo numa má situação financeira, é possível criar projetos de sucesso. A mensagem que o filme pretende passar é a de que devemos dar valor a elementos com potencial para crescer e que, muitas vezes, não são levados a sério.


7. Chef (2015)

Este filme demonstra que uma das condições fundamentais para se ter sucesso em algo é a paixão. E na vida profissional isso também se aplica. Carl Casper, o chef que dá nome ao filme, é um empresário muito respeitado num restaurante de luxo e, a certa altura, percebe que o prestígio e a arrogância não são o melhor meio para atingir um fim.


8. The Martian – Perdido em Marte (2015)

Um filme de Ridley Scott protagonizado por Matt Damon. Durante uma missão a Marte, Mark Watney é dado como morto e deixado para trás. Mas, contrariando todas as probabilidades, está vivo e tem que arranjar forma de passar essa mensagem para a Terra! Aqui prova-se que o engenho, a criatividade e o conhecimento podem ser a solução para resolver os mais variados problemas.


Quais destes 8 filmes ainda não viu? Faça a lista dos que faltam, prepare as pipocas e guarde os próximos serões para se inspirar com as nossas sugestões. Bons negócios!