Personalização de documentos? Fale connosco.

Numa altura em que o contacto direto e próximo do cliente é cada vez mais importante, torna-se hoje em dia indispensável que uma empresa se aproveite das informações que tem sobre a sua base de dados para um contacto personalizado com o consumidor.

Aliás, estando nós na era da personalização, onde dispomos de uma grande abundância de informação sobre o nosso cliente, uma empresa que não “use e abuse” desses dados fica para trás.

Enviar um email marketing, uma SMS, ou mesmo uma carta no correio, que comece com um “Olá João Cordeiro” e não um simples “Olá” tem um impacto completamente diferente. Este tipo de contacto permite que as empresas se aproximem da pessoa que querem alcançar, estabelecendo um relacionamento adaptado aos seus interesses.

As marcas têm investido em ferramentas tecnológicas diversificadas porque sabem que a personalização hoje em dia é um dos fatores que impulsionam uma venda. E o que pode parecer um bicho de sete cabeças, demora 5 segundos numa plataforma preparada para o efeito. Não se trata de inserir, manualmente, essa informação. Qualquer dado que tenha sobre os seus clientes na base de dados pode ser utilizado para seu proveito em determinada plataforma, automaticamente.

Se efetua uma venda na sua loja e regista na sua base de dados o email da pessoa e os detalhes da compra pode, por exemplo, enviar-lhe uma comunicação passado uma semana a agradecer a compra. Ou a sugerir um produto semelhante que lhe poderá interessar. A isto se chama cross channel: orientar o cliente para uma nova compra.

Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna e o mais reconhecido dos pensadores sobre os efeitos da globalização na economia e, em particular, nas organizações tem uma frase bastante célebre que resume tudo o que estamos aqui a dizer-lhe: “O sentido do marketing é compreender o cliente de tal maneira que produtos e serviços sejam comprados, e não vendidos.”

Se quer maximizar os seus recursos de marketing, deve pensar que todos os seus meios de comunicação com o cliente são uma forma de aumentar o seu tráfego, criar maior engagement com o cliente e, no final, concretizar uma venda.

De que forma a Ship4you o pode ajudar nesse engagement? Em muitas coisas. Mas hoje, falamos-lhe só na personalização. A Ship4you não se limita a personalizar os seus documentos apenas com o nome, sejam eles mailings, emails ou SMS. Desde que essa informação esteja na base de dados, podemos também fazê-lo com a morada, a data de nascimento, o sexo, hobbies, etc.

Além disso, damos também a possibilidade de personalizar documentos com dados/variáveis que podem ser calculados/gerados “no momento” segundo determinados critérios. Por exemplo, é possível inserir a idade do seu cliente num documento, mesmo que a idade não seja um dos dados a constar na base de dados. O que a Ship4you faz é calcular a idade da pessoa a partir da data de nascimento.

Se quiser colocar um código promocional numa comunicação, por exemplo. Tendo por base a data de nascimento e o número de cliente, podemos criar um código com esses dados para que ele seja decorado ou identificado mais facilmente. Além disso, não é necessário que esse código promocional esteja inserido na base de dados. Basta que seja gerado e fornecido em ficheiro para introduzir na plataforma que irá enviar o email ou o mailing. Diga-nos quais os critérios que quer seguir para a criação desse código, tudo o resto, fica por nossa conta.

Se estiver interessado em saber um pouco mais sobre a personalização de documentos, clique aqui.