Como converter visitantes céticos em compradores em 10 passos.

A altura do Natal é uma das épocas mais agitadas para uma grande parte das empresas que vendem produtos ou serviços online.

No entanto, é também aquela altura onde surgem mais tentativas de fraude online, o que levanta algum receio por parte do consumidor. Por isso, hoje escolhemos falar consigo sobre um tema que o poderá ajudar a vender mais na sua loja online: como converter visitantes céticos em compradores?

Eis o que deve fazer:

1. Apresente factos e estatísticas: O consumidor gosta de saber estatísticas sobre determinado produto: “25% das pessoas que visitaram a nossa loja compraram este produto”, por exemplo. Estes dados dão um certo conforto a quem os está a ler porque é sinal de que o produto é bom, tem interesse e pode impulsionar a venda. Obviamente que estes dados deverão ser reais e, caso faça sentido ter alguns “case studies”, poderá incluí-los também no seu website.

2. Ofereça um apoio “imediato”: Muitas das pessoas que visitam o seu site não o conhecem, não sabem com o que podem contar e, muitas vezes, têm dúvidas sobre determinado produto. E acabam por sentir falta daquele contacto pessoal que existe numa loja física, onde podem fazer todas as perguntas. Ter um “live chat” na sua página poderá ser uma alternativa para ultrapassar essa lacuna, permitindo ao consumidor interagir com alguém e colocar as questões que possam surgir.

3. Ofereça garantias: Lado a lado com o ceticismo de comprar online está o receio de perder algo como, neste caso, o dinheiro. O consumidor não quer sentir que, em algum momento, pode perder o seu dinheiro e a melhor forma de contornar esse problema é oferecendo a garantia de devolução total do montante caso não fique satisfeito com o produto. Use uma linguagem fácil de entender, com poucas restrições e verá que os seus visitantes se sentirão muito mais confiantes no momento de efetuar a compra.

4. Compare-se com a concorrência: Mostre a quem visita a sua página que não há melhor oferta que a sua. Compare o seu produto com o da concorrência e destaque o que o seu tem de melhor de uma forma clara e eficaz. Se possível, use estatísticas e “case studies”.

5. Tire vantagem do “Sobre Nós”: Poucas empresas dão o devido valor à secção “Sobre nós” que costuma estar nos websites e acabam por lá colocar informação pouco relevante. Falámos há pouco neste artigo que uma das principais razões porque os visitantes não compram é porque não conhecem a sua empresa. E é aqui que o “Sobre Nós” pode fazer toda a diferença. Preencha esta secção com fotografias da sede, dos funcionários, com algo que possa dar um toque mais pessoal ao website ajudando a que os visitantes se sintam mais próximos de quem está do outro lado.

6. Coloque “testemunhos” no seu website: Se a sua palavra não chega, experimente então apresentar o que os seus compradores satisfeitos têm a dizer. Muitos estudos de marketing dizem que incluir “testemunhos” num website pode elevar à conversão da compra vezes sem conta.

7. Nunca se esqueça de ter uma secção de FAQ: Quando alguém visita o seu website pela primeira vez em busca de algum produto, com certeza que terá dúvidas sobre quanto tempo demora a chegar a encomenda, qual a política de devolução, etc. Se o potencial comprador não conseguir encontrar a resposta ao que pretende vai achar, no mínimo, estranho e pensar que poderá ter alguma coisa a esconder. Qual o resultado? Vai-se embora. Certifique-se de que tem uma secção de FAQ (Frequently Asked Questions) no seu website onde responde às perguntas mais frequentes que que costumam surgir acerca dos seus produtos/serviços.

8. Coloque vídeos no seu website: O produto que tem à disposição é mais fácil de vender se o potencial comprador puder vê-lo a funcionar? Então coloque em prática a expressão “ver para crer”. Adicione à descrição do seu produto uma demonstração em vídeo que irá incutir confiança e proximidade ao visitante assim como adicionar um toque mais pessoal à sua página.

9. Aposte no design do seu website: Ninguém se vai sentir confiante se visitar o seu website e ele tiver um aspeto antigo. Um design clean e profissional dará muito mais legitimidade e credibilidade ao seu negócio online e fará uma grande diferença para que o visitante se sinta confiante para continuar a compra.

10. Veja o seu website no papel de consumidor: Antes de colocar online a sua página ponha-se no lugar do consumidor. Se visitasse o seu website, sentir-se-ia seguro para comprar os seus produtos? Colocou lá alguma informação que lhe parece não estar bem explicada ou que se afigure difícil de acreditar? O objetivo é que se aproveite do seu próprio ceticismo no seu website para ter noção se está tudo bem. Peça também opiniões a outras pessoas que lhe são próximas, também costuma ajudar.

Aproveite estas dicas para as colocar já em prática. A época natalícia é uma excelente oportunidade para começar desde já a aumentar as suas vendas. Se mesmo com este artigo surgirem mais dúvidas, já sabe, contacte-nos, teremos todo o gosto em ajudá-lo.