China e Portugal estreitam laços no E-commerce.

Sendo a China o maior mercado de comércio eletrónico mundial, esta é uma excelente notícia para Portugal.

Acredita-se que a assinatura do Memorando de Entendimento assinado este mês entre Portugal e a China é uma boa notícia para o nosso país já que o maior mercado de comércio eletrónico mundial é o chinês.

A ACEPI e a sua congénere chinesa assinaram este Memorando no último dia do ciclo de conferências Portugal Digital Summit e o reforço desses laços poderá abrir uma porta de investimento para Portugal.

O presidente da ACEPI, Alexandre Nilo Fonseca, considera que “a China é já um mercado de procura para os consumidores portugueses” o que se pode verificar através da Ali Express que é a 4ª plataforma de e-commerce mais utilizada em Portugal.

Mas em que consiste esta aproximação? Este Memorando de Entendimento passa pela conceção de um programa de formação e intercâmbio entre profissionais e empresas, através do qual se pretende atrair empresas chinesas para Portugal, assim como exportar negócios portugueses para o mercado asiático.

Zhu Xiaoliang, presidente da China International E-commerce Center, adianta que o comércio chinês online já gerou mais de 582 mil milhões de dólares e que apenas 10,8% dos bens de consumo são vendidos “fisicamente”.

Um bom indicador de que este estreitamento de laços tem tudo para trazer bons negócios para Portugal.