5 razões para investir num website responsive.

Em primeiro lugar, é preciso explicar em que é que consiste um website responsive.

No fundo, ele é capaz de se adaptar a várias dimensões ou resoluções de ecrãs o que faz com que todas as páginas do seu website sejam visualizadas corretamente tanto no portátil, como no computador de secretária, no tablet ou no ecrã do telemóvel.

No caso de ter uma loja online, por exemplo, este design responsive é fundamental já que, segundo o Business Insider, 60% do tráfego online provém de aparelhos móveis.

Em Portugal, 59,4% das pessoas que têm telemóvel utiliza smartphone, pelo que é aconselhável estar preparado para que, seja qual for a proveniência do dispositivo que a pessoa está a utilizar, tenha uma boa experiência de utilização ao visitar o seu site. Além disso, o facto de ter ou não um website responsive pode também ter influência nas regras de pesquisa. É o caso da modificação recente de algoritmo do Google que passou a penalizar os websites não otimizados para mobile, podendo resultar numa descida de posição no ranking dos resultados de pesquisa.

O que quer isso dizer?

A partir de agora, uma pesquisa pelo seu website no Google pode passar rapidamente de primeiro resultado para último.

Se ainda não ficou convencido, reunimos 5 razões que o vão fazer pensar se deve ou não apostar num website responsive:

1. Melhor experiência de navegação para o utilizador: se o seu website aparecer desconfigurado num smartphone ou tablet, o mais provável é que o utilizador automaticamente feche a janela e desista. E sabe o que fará a seguir? Na maior parte dos casos vai procurar o website da sua concorrência.

2. Valorização do Google: com estas novas regras que lhe falámos, os websites otimizados, isto é, responsive, passam automaticamente para os primeiros lugares nas pesquisas.

3. Alcance do público-alvo em qualquer dispositivo: seja num computador de secretária, um portátil, tablet ou smartphone, o seu website adaptar-se-á a qualquer um destes formatos.

4. Um design, vários ecrãs: todos sabemos da importância de uma identidade e imagem coerentes para uma empresa. Com um website responsive o design mantém-se igual, independentemente do ecrã onde está a ser visualizado.

5. Diminuição do tempo de espera: esta será outra das grandes potencialidades de um website responsive. Estando ajustado às várias plataformas, o utilizador não terá que esperar muito tempo para que a página carregue.

Ter um website responsive poderá ser um investimento. Mas é, sem dúvida, uma necessidade nos dias de hoje. Mesmo que surjam novos dipositivos no mercado, o seu website continuará a estar visível em qualquer ecrã.