Dicas para enfrentar o regresso ao trabalho.

Acabam-se as férias, chegam as responsabilidades. Com o regresso ao trabalho em setembro, há quem quase fique deprimido, mas há também quem trace metas e crie expectativas profissionais como se de um novo ano se tratasse.

Para encorajar os seus leitores, o The Telegraph entrevistou cinco especialistas que deram algumas dicas para enfrentar este novo ciclo da melhor forma.

Octavius Black, CEO da Mind Gym e coautor do The Mind Gym: Achieve More by Thinking Differently

1. Organize o trabalho de acordo com o seu ritmo natural: comece pelas tarefas mais desafiadoras na sua melhor altura do dia. Se gosta mais das manhãs, não comece por ler os seus emails. Guarde-os para quando estiver numa fase menos boa do dia.

2. Repense as suas reuniões: antes de marcar uma reunião, tente saber primeiro que assunto vai ser tratado e qual a sua utilidade na mesma. Uma reunião serve para tomar decisões. Se se preparar antecipadamente a reunião pode demorar apenas uns 15 minutos.

3. Estabeleça objetivos: à segunda-feira, estabeleça três objetivos que pretende alcançar até ao final da semana. Se conseguir ser fiel ao plano traçado, terá maior probabilidade de atingir esses objetivos.


Kerry Hannon, colonista no The New York Times e autora do livro Love Your Job: the New Rules for Career Happiness

1. Assuma o poder: coloque-se na pele de um empresário e veja a sua carreira como um negócio individual. Imagine que a sua empresa tem uma marca, clientes e chefes. Informe-se sobre as tendências e encontre novas formas de acrescentar valor à sua empresa.

2. Sorria, sempre: procure dar-se bem com todos os seus colegas de trabalho. Intrigas nunca fazem bem. Sorria mais. Quem revela boa disposição e simpatia no seu local de trabalho é, normalmente, mais empenhado.

3. Dedique-se ao que mais gosta de fazer: pense nas coisas que lhe dá mesmo gosto de fazer no trabalho. Depois fale com o seu chefe e diga-lhe que se quer dedicar mais a elas. Não demonstre nervosismo ao fazer o pedido. Normalmente ele quer o seu sucesso pois um trabalhador satisfeito leva, no final, ao sucesso da empresa.

4. Organize a sua secretária: retire tudo o que lá está a mais e não precisa.


Anna Rasmussen coordenadora de liderança e fundadora do Open Blend Method, um aplicativo de negócios que funciona para manter os talentos chave no local de trabalho

1. Dê prioridade ao seu bem-estar: se não sentir bem-estar onde trabalha não será produtivo. Tudo isso está relacionado com níveis de stress, confiança e sensação de segurança. Identifique e priorize tudo o que contribui para se sentir bem.


David Heinemeier Hansson é o fundador da ferramenta de gestão de projetos Basecamp, e o coautor do ReWork: Change the Way You Work Forever

1. Não trabalhe tanto: convença-se que um viciado em trabalho não é um herói. Se não faz mais nada senão trabalhar, fica cansado. E é difícil tomar decisões importantes nesse estado. Trabalhar demasiado é um obstáculo para a produtividade sustentável e de qualidade.

2. Não deixe as decisões para amanhã: não acumule decisões importantes. Abandone o “vamos pensar nisso” para “vamos decidir isso”. Assuma esse compromisso.

3. Saiba quando desistir: por vezes é necessário recuar, desistir, e começar tudo de novo. Há imensos casos de sucesso que começam assim mesmo.


Depois dos conselhos dos especialistas, resta-nos desejar-lhe um ótimo regresso ao trabalho e bons negócios. A Ship4you cá estará para o ajudar alcançar o seu sucesso!