3 passos para iniciar a sua campanha de Marketing Direto.

Quer aprender a utilizar o Marketing Direto em seu proveito? Nós ensinamos-lhe.

A existência do Marketing Direto não é novidade. Talvez com outra denominação, mas o conceito já dura há séculos, desde que os negócios existem. E a sua evolução e importância têm vindo a aumentar ao longo dos tempos.

Quem gere um negócio deve ter noção de que, para manter o público fiel e conquistar vendas, deve comunicar com os seus clientes. Mas existem técnicas indispensáveis para que essa proximidade aconteça: chama-se a isso Marketing.


Marketing: o que é e para que serve.

É o Marketing que torna a sua empresa, o seu produto ou serviço conhecidos. Ao agregar-lhe valor, o Marketing ajuda a que o consumidor se interesse ou não por eles. No final, o cliente fica feliz e a empresa tem retorno financeiro. Dito desta forma, parece muito simples. Mas como aplicá-lo na sua organização e em proveito do seu negócio?

Em primeiro lugar, é necessário um profundo estudo de mercado e, só depois disso, um planeamento estratégico que poderá envolver publicidade, vendas e atendimento pós-venda. Existem vários tipos de Marketing, mas hoje vamos falar-lhe de um em que a Ship4you o pode efetivamente ajudar: o Marketing Direto.

Começou pelo correio, telefone ou mesmo nas vendas em televisão. Mas ao longo dos tempos tem sofrido uma evolução profunda. Uma empresa que adote esta estratégia tem uma comunicação mais direta e personalizada, trabalhando as informações dos seus clientes e passando a conhecê-los melhor.


Como aplicar o Marketing Direto na sua empresa?

É para isso que nós cá estamos. Vamos explicar-lhe como lhe podemos ajudar a aumentar as vendas e, consequentemente, alcançar o seu público-alvo:

1. Crie a sua base de dados.

É através de uma base de dados bem trabalhada que passamos a conhecer os gostos e preferências do seu cliente. Se faz parte da sua base de dados é porque, em determinada altura, já teve interesse na sua empresa e por isso mesmo a comunicação está facilitada.

Desta forma, o que deve fazer em primeiro lugar é uma recolha de informações dos seus atuais e novos clientes. A forma mais comum é, por exemplo, através daqueles formulários que preenchemos num site, passatempos, ofertas, pequenos sorteios ou numa compra. Habitualmente, as informações solicitadas são: idade, género, email, telefone e, caso se justifique, algum dado indispensável que se adeque ao produto em questão.

Esta base de dados é o coração da sua empresa e deve tratá-la com muito cuidado. Se ainda não tem essa lista, a Ship4you pode ajudá-lo a criar uma certa para si. Acha que o seu produto se vende melhor a clientes com certas características e, por uma questão de eficácia e contenção de custos, quer dirigir-se a eles e só a eles? Não se preocupe, nós selecionamos, segmentamos, escolhemos uns, excluímos outros, para que possa assinalar os melhores destinatários para as suas propostas comerciais e maximizar os seus ganhos!

2. Estabeleça o contacto.

Agora que já tem uma ideia de quem quer atingir, está na hora de estabelecer o contacto. Mas antes de começar a disparar informação, é importante analisar qual a melhor forma de atingir o seu público-alvo. Oferecer amostras grátis do seu produto, anexar folhetos ou até convites para a festa de lançamento de novos produtos.

Se o seu cliente já conhece o seu produto ou serviço, tente saber se ele ficou satisfeito. Esta poderá ser uma ótima forma de saber cada vez mais sobre o cliente e alimentar a segmentação da sua base de dados.

3. Crie a campanha

Finalmente, estão reunidas as condições para criar a sua campanha de marketing direto. Deve elaborá-la com cuidado e com estratégia para que ela seja clara, objetiva e atraente. O cliente deve sentir-se aliciado por essa campanha - só dessa forma conseguirá chegar até ele.


O segredo é a rentabilidade

É importante referir que um dos maiores potenciais do Marketing Direto é a sua rentabilidade. Ao focar-se em determinado público, dirige-se diretamente a quem realmente se interessa sem precisar de investir muito em publicidade.

Por esta razão, esta é uma estratégia bastante utilizada e atrativa para as empresas porque os seus produtos chegam mais facilmente ao seu público-alvo, sem custos demasiado elevados. Basta que seja bem feita e terá sucesso garantido!

Se pudermos ajudá-lo em mais alguma ou quiser falar connosco sobre como podemos ajudá-lo a expandir o seu negócio com o Marketing Direto, contacte-nos. Teremos todo o gosto em tirar as suas dúvidas.